Caminhos e Rios: A Promessa de Renovação em Isaías

Caminhos no deserto

Compartilhe em seus Grupos de Watsapp

Estudo complementar ao Livro Devocional diário

Eu me alimento das Mãos de Deus

São 366 mensagens com espaço para Agradecimentos e Pedidos e 366 QRCodes com mensagens complementares para ampliar os seus estudos. Clique aqui e conheça

Eis que Faço uma Coisa Nova

Esperança e Renovação em Deus

Versículo-chave:
“Eis que faço uma coisa nova, agora está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios, no ermo.” (Is 43.19)

Isaías 43.19 nos apresenta a promessa de Deus de renovar, transformar e abrir caminhos em tempos de dificuldade. Essa promessa traz esperança ao nosso coração e nos encoraja a confiar no poder de Deus para fazer novas todas as coisas.

Nesta mensagem, refletiremos em cinco aspectos dessa promessa, com base nas Escrituras, e aprenderemos como vivê-la em nosso cotidiano.

1. Deus é o Criador de Todas as Coisas Novas

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5.17)

Deus é especialista em transformação. Ele cria algo novo a partir do caos, renovando não apenas o mundo ao nosso redor, mas também nosso coração. Em Gn 1.2, vemos que Deus trouxe ordem ao caos e luz às trevas, assim como Ele faz em nossas vidas.

Quando estamos em Cristo, somos feitos novas criaturas (2Co 5.17). O velho é deixado para trás, e Ele nos dá uma nova identidade e um novo propósito. Como declara Rm 8.1, “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

A promessa de Deus de fazer uma coisa nova é um convite para deixarmos o passado e abraçarmos o futuro que Ele tem preparado (Is 42.9).

2. Reconhecendo a Obra Nova de Deus

“Eis que faço uma coisa nova, agora está saindo à luz; porventura não o percebeis?” (Is 43.19)

Deus está constantemente agindo em nossas vidas, mas, muitas vezes, não percebemos. Assim como Elias precisou ouvir a voz de Deus no silêncio (1Rs 19.12), também precisamos aprender a discernir o mover do Senhor em nosso cotidiano.

Jesus nos ensina que Seus discípulos têm ouvidos para ouvir e olhos para ver (Mt 13.16). Para reconhecer a obra nova de Deus, devemos estar em constante comunhão com Ele, por meio da oração, da meditação na Palavra e da adoração.

A promessa de Jr 33.3 nos assegura que, se clamarmos a Deus, Ele nos responderá e nos mostrará coisas grandes e ocultas que ainda não conhecemos.

3. Caminho no Deserto e Rios no Ermo

“Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açude de águas, e a terra seca em mananciais.” (Is 41.18)

Deus promete nos guiar em meio aos desertos e trazer refresco nos momentos de sequidão. Assim como Ele abriu o Mar Vermelho para os israelitas (Êx 14.21) e forneceu água da rocha no deserto (Êx 17.6), Ele continua a prover o impossível para Seu povo.

O deserto simboliza dificuldades e momentos de solidão, mas Deus não nos deixa sozinhos. Como o Salmo 126.5-6 nos lembra: “Os que semeiam com lágrimas segarão com alegria.” Mesmo em tempos de tristeza, Deus está trabalhando para transformar nossa dor em júbilo.

Ao confiar em Deus, Ele nos dá direção, força e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis (Sl 23.4).

4. Vivendo com Expectativa da Nova Obra de Deus

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jr 29.11)

Viver com expectativa é um ato de . Deus nos chama a confiar em Seu plano, mesmo quando não compreendemos os caminhos. Como Hb 11.1 nos ensina: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.”

Ao longo da Bíblia, vemos exemplos de homens e mulheres que confiaram em Deus para o novo: Abraão seguiu a ordem de Deus para ir a uma terra desconhecida (Gn 12.1), e Noé construiu uma arca em obediência, antes que as águas viessem (Gn 6.14).

Deus nos convida a esperar com paciência e coragem, pois Ele é fiel para cumprir Suas promessas (Sl 27.14).

5. Testemunhando a Renovação de Deus

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.” (Sl 98.1)

Quando experimentamos a renovação de Deus, somos chamados a testemunhar Suas obras. Nossa transformação é um testemunho vivo para aqueles ao nosso redor. Como Paulo declara: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura.” (2Co 5.17)

O Salmo 40.3 nos encoraja a cantar um cântico novo ao Senhor, proclamando Sua fidelidade. Assim como os discípulos testemunharam os milagres de Jesus (Jo 20.30-31), somos chamados a compartilhar o que Deus tem feito em nossas vidas.

Nosso testemunho não apenas glorifica a Deus, mas também encoraja outros a buscar o Senhor e confiar em Suas promessas.

Conclusão

A promessa de Isaías 43.19 nos lembra que Deus faz coisas novas, criando caminhos no deserto e rios no ermo. Ele nos renova, nos transforma e nos convida a viver com esperança e expectativa em Seu poder.

Vivamos em comunhão com Deus, reconhecendo Suas novas obras e compartilhando Seu amor com o mundo. Como Fp 1.6 nos garante: “Aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Amém.

Eu me alimento das mãos de Deus

Mande no Watsapp

Copyright © 2024 Carlos Almeida. Todos os direitos reservados.

[email protected]